1ª Aula Publicada no Portal do Professor - Mec
Aprendendo com as Mãos: Libras na Educação Infantil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- A utilizar libras para representar músicas.
- Associar a linguagem de sinais com a linguagem oral.
- Combinar os movimentos corporais com os ritmos das músicas.
Duração das atividades
As atividades podem ser desenvolvidas de 03 a 04 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- É necessário que a criança tenha noções básicas de Libras tais como: associar os gestos às palavras.
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula: Antes de iniciar a aula sugerimos que o professor converse com as crianças sobre a utilização da fala, bem como a dos gestos. E diga também, que podemos utilizar as duas formas juntas para nos comunicar. Vale ressaltar que o professor estimule os estudantes a representar as palavras através de expressões faciais e corporais.
Para iniciar a aula é necessário que o professor apresente oralmente músicas infantis, que cante com eles, pergunte sobre músicas que eles mais gostaram... depois explique que há outras formas de cantar....apresente a música em DVD “As mãos” do Patati e Patatá. Em seguida pergunte às crianças o que estão fazendo as crianças do vídeo? Quais as coisas que elas estão fazendo e que vocês fazem usando as mãos?
Apresentar o vídeo clipe “As mãos”. Em seguida formar um círculo cantar e dizer que podem usar as mãos para representar as palavrinhas e se comunicar.
2ª Aula:
1ª Atividade: Iniciar com a dinâmica da “Caixa do Tato”. Colocar a caixa sobre a mesa, formar um semicírculo, e pedir que as crianças façam silêncio para o colega realizar a atividade com atenção. O educador deverá chamar de um por um, respeitando o tempo da criança para que consiga analisar o objeto que irá tocar dentro da caixa; após usar o tato para sentir a textura e demais detalhes, a criança diz o que pode ser o objeto, em seguida retira da caixa para verificar se conseguiu conhecê-lo utilizando apenas a sensibilidade das mãos (depois que retirar da caixa deverá mostrar para todos da classe). Obs: Nessa caixa deve conter objetos que pertencem ao contexto das crianças, ou seja, que tenham ligação com atividades escolares e da família. Importante utilizar materiais com texturas diferentes, formas variadas, bem como os rígidos e flácidos.
Após a dinâmica perguntar às crianças o que sentiram quando tocaram o objeto? Se tiveram facilidade ou não para reconhecer o objeto? Se gostaram da atividade?
Sugerimos que o professor converse com as crianças a respeito dos nossos órgãos do sent ido: diga para que servem? Dizer também, que tem criança com pouca audição e não consegue ouvir, mas pode se comunicar, falar com outras pessoas usando libras (a linguagem de sinais). Após, arrastar as carteiras para organizar os alunos dentro na sala formando meia lua, perguntar se conhecem a música do “homenzinho torto” em seguida cantar para eles, na sequência sugerir que eles o acompanhem cantando.
Homenzinho Torto
Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou.
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou.
2ª Atividade: O professor pode dizer que agora nós vamos conhecer a música usando apenas as libras, que são os gestos. É importante dizer que as crianças devem prestar atenção na pessoa que está no vídeo, observar como ela faz com as mãos, como movimenta os olhos, a boca... em seguida mostrar o vídeo clipe do homenzinho torto. Para isso pedir para as crianças formarem um semi - círculo e acompanharem o vídeo se expressando através das libras.
3ª Atividade: Depois que assistirem ao vídeo clipe do“Homenzinho Torto” nas versões: da Aline Barros e do disponível no youtube instigar os estudantes por intermédio de perguntas tais como: O que há de diferença entre as músicas? O que elas têm de semelhanças? Qual é mais fácil? Qual chama mais atenção e por quê?
3ª Aula: O professor poderá iniciar a atividade conversando com as crianças sobre o tema da música a ser trabalhada. Dizer que eles vão conhecer outros modos de cantá-la e de interpretá-la. Após apresentará o vídeo clipe da canção Fui morar numa casinha e, novamente pedir que eles prestem atenção nos movimentos das mãos, dos corpos e nas expressões faciais.
Sugerimos que o professor e as crianças utilizem a música Fui morar numa casinha, e/ou as trabalhadas anteriormente, para apresentar e divulgar os trabalhos feitos, tanto para os pais, quanto para a comunidade escolar. Durante o evento o responsável pelas mídias poderá filmar as apresentações, com intuito de formar material de acervo da escola e publicações.
Atenção: Pedir permissão para os pais e/ou responsáveis para divulgação das apresentações das crianças no youtube ou outros canais de divulgação.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá observar o desenvolvimento das habilidades motoras, bem como a associação entre linguagem de libras e a oral.
2ª Aula Publicada no Portal do Professor - Mec
Lendas folclóricas contadas em Libras
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o que é folclore.
- Reconhecer as lendas brasileiras.
- Identificar os personagens folclóricos através da linguagem de sinais.
- Recontar as lendas por intermédio de libras.
- Apresentar as lendas em forma de peça teatral utilizando libras e expressões faciais, bem como as corporais.
Duração das atividades
As atividades podem ser desenvolvidas entre 07 e 08 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É preciso que os estudantes reconheçam a linguagem verbal e não verbal como formas de comunicação e expressão da Língua Portuguesa.
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula: 1ª Atividade:Para iniciar a aula o professor pode perguntar se os estudantes conhecem histórias como: Saci Pererê; O Curupira; O Boto; entre outras. Em seguida projete a imagem abaixo por meio do data show, a fim de estimular os estudantes a contarem lendas que conhecem.
2ª Atividade:Nessa atividade os estudantes podem formar duplas para realizar as atividades no Laboratório de Informática. Professor você pode orientar a pesquisa. Sugerimos o site: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/, para conhecer as lendas brasileiras. Peça aos alunos que explorem o blog, que vejam as lendas e, leia aquela que lhe agradou.
2ª Aula:
1ª Atividade: Inicie a atividade mostrando a imagem abaixo:
Professor, pergunte aos estudantes:
- Quem são esses personagens?
- Alguém leu a lenda sobre eles? Se sim, conte o que encontrou?
- Obteve informações novas à cerca das lendas já conhecidas? Quais?
2ª Atividade: Apresentar o vídeo: Os Lendários, por intermédio de recursos de mídias, com objetivo de fornecer mais informações sobre a temática em estudo: Lendas folclóricas.
3ª Aula:
1ª Atividade: Antes de iniciar a atividade, diga aos estudantes que prestem atenção na linguagem utilizada na apresentação do vídeo: A lenda da Iara em libras.
2ª Atividade: Após o vídeo pergunte aos estudantes: Qual foi a linguagem utilizada na encenação da lenda? Conseguiram entender a historia? Conheciam a linguagem empregada? Quem faz uso desses sinais e por quê?
3ª Atividade: Entregue uma cópia com os personagens das lendas. Diga aos estudantes que esses sinais representam os nomes dos personagens em libras.
Peça aos estudantes que recortem as imagens, cole no caderno e descreva suas características físicas e psicológicas. Depois peça que recorte as letras do alfabeto, forme o nome do personagem e cole ao lado da imagem.
4ª Aula:Dividir a classe conforme a quantidade de personagens necessários para encenação das lendas (exemplo: três grupos com cinco estudantes). Após, peça aos integrantes que se reúnam para pesquisar no Laboratório de Informática sobre a lenda escolhida, oriente que busquem vídeos sobre a atividade, que pesquisem palavras em libras referentes ao texto, pois o mesmo será apresentado em forma de teatro caracterizado e, utilizando somente a linguagem de sinais, gestos, expressões faciais e corporais.
5ª e 6ª Aula: Professor, essas aulas serão utilizadas para realizar os ensaios, confecção do cenário e vestimentas dos personagens. É importante acompanhar diretamente os grupos, dar suporte e orientações caso tenham dificuldades para realizar alguma atividade.
7ª Aula: Pedimos ao professor que organize junto ao gestor escolar um momento para que os grupos apresentem suas peças com base nas lendas folclóricas. Sugerimos que fossem encenadas na semana ou no dia do folclore (22 de agosto). Professor fotografe e/ou grave em vídeo as atividades para divulgação no blog da escola, no jornal escolar e local. Vale ressaltar que esses recursos servirão como material de apoio pedagógico da instituição.
Atenção: Sempre que realizarem apresentações na escola recomendamos aos gestores e professores que peçam autorização por escrito aos pais ou responsáveis, para utilizar a imagem dos estudantes em divulgações nas diversas mídias.
Recursos Complementares
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades, sugerimos que o professor avalie qual o conceito de folclore os estudantes construíram durante as pesquisas, se ampliaram o conhecimento e repertório sobre as lendas brasileiras, se conseguem utilizar a linguagem de sinais corretamente para contar as lendas, bem como se desenvolveram as expressões corporais e faciais, associadas à linguagem de libras durante a apresentação teatral.
3ª Aula Publicada no Portal do Professor - Mec
Praticando intertextualidade através dos gêneros textuais
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Inferir informações implícitas nos textos.
- Conhecer o processo da intertextualidade entre os diversos gêneros textuais.
- Estabelecer paralelos entre os textos por meio de analogias.
- Descrever as ligações entre os gêneros textuais por intermédio da linguagem oral e escrita.
- Estabelecer ligações entre o texto e o contexto sociocultural local e global (quando possível).
Duração das atividades
As atividades serão desenvolvidas entre o período de 06 a 07 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para o desenvolvimento das atividades é preciso que os estudantes conheçam a realidade local onde estão inseridos, bem como estejam familiarizados com assuntos socioculturais de cunho global.
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula:
1ª Atividade: Inicie a aula perguntando aos estudantes onde nasceram? Caso tenha alunos naturais de outros municípios estimule-os a dizer se lá era igual aqui. Em seguida mostre os textos para serem analisados. Texto I: O pescador (de Tarsila do Amaral) e Texto II: Cidadezinha qualquer (de Carlos Drummond de Andrade). Questione os estudantes sobre: Os títulos, pergunte se dão pistas sobre os textos? Qual o assunto dos textos? Quais são as semelhanças entre os textos?
TEXTO I: O Pescador (Tarsila do Amaral)
TEXTO II: CIDADEZINHA QUALQUER
casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
Carlos Drummond de Andrade
2ª Atividade: Professor entregue o questionário impresso para os estudantes responderem as questões abaixo tendo o texto I e II como objeto de reflexão.
- Qual o assunto dos textos?
- Quais características os gêneros possuem em comum?
- Estabeleça comparações entre a nossa cidade e a cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade.
2ª Aula: Essa atividade será realizada em duplas no Laboratório de Informática para pesquisar " O que é intertextualidade?".Pedimos que o educador direcione a pesquisa inicial (sugerimos: http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm, pois a linguagem é clara, simples e traz exemplos com anotações, facilitando a compreensão sobre o diálogo entre os textos), enfatize também que é necessário citar os sites como referências bibliográficas (assim os estudantes começaram a ter noções de normas para pesquisas). Ao término das atividades cada grupo fará exposição oral da sua pesquisa, dizendo quais sites foram utilizados, os conceitos que encontraram a cerca do tema: O que é Intertextualidade? e a elaboração do conceito de intertextualidade por parte dos integrantes das equipes.
3ª Aula 1ª Atividade: Professor compartilhe os textos (impressos ou com auxílio do data show) com os estudantes. Em seguida frise que observação dos textos verbal e não verbal serão imprescindíveis para responder as questões da 2ª atividade.
TEXTO I: O bicho
(Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
TEXTO II:
2ª Atividade: A partir das leituras e reflexões feitas no decorrer das aulas, sugerimos ao professor que provoque os estudantes com indagações para verificar se conhecem a realidade local onde estão inseridos. Faça perguntas sobre: Há quantos anos moram na cidade? Quantos bairros e/ou comunidades fazem parte do município? Conhecem como vivem as pessoas do seu bairro, comunidade ou vila? Há problemas sociais e/ou econômicos, e de que forma eles interferem na qualidade de vida dessas pessoas?
4ª Aula: 1ª Atividade: Peça aos estudantes que leiam o poema: Pegadas na areia, em seguida vejam a apresentação: Pegadas na areia (Pe. Zezinho e Antônio Maria). Após, questione os estudantes sobre as semelhanças entre os textos.
2ª Atividade: Agora professor, peça aos estudantes que formem duplas, pois as atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Informática - LI. Seguindo o roteiro de pesquisa (entregar uma cópia para cada grupo) com os seguintes itens: a) escolha uma temática (escolha livre às equipes, desde que pertinentes a modalidadede ensino), após inicie a pesquisa buscando o mesmo assunto, mas em gêneros distintos; b) escolher um gênero verbal e outro não verbal; c) analisar os textos estabelecendo paralelos por meio de analogias; d) reflita e descreva o assunto implícito e/ou explícito nos textos ligando-os a realidade local, bem como a global.
5ª Aula: 1ª Atividade: Para iniciar essa aula sugerimos que o professor indague os estudantes sobre: Quais critérios de seleção dos gêneros foram feitos? Pergunte se ouve dificuldade para realizar a atividade e por quê? Professor caso haja necessidade auxilie o estudante nas atividades de pesquisa.
2ª Atividade: Após, os grupos deverão utilizar o LI para organizar e preparar as apresentações em slides sobre as pesquisas feitas.
6ª Aula: Sugerimos ao professor que organize a sala em forma de semicírculo, a fim de que todos possam observar as apresentações. Peça aos ouvintes, que façam silêncio e, caso haja perguntas ao apresentador, que as mesmas sejam anotadas e proferidas somente no término da exposição do grupo.
Recursos Complementares
Para conhecer mais sugestões sobre a construção da intertextualidade.
http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/
http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades o professor deverá observar se os estudantes têm facilidade para estabelecer analogias entre os textos de gêneros diversos, se conseguem inferir informações implícitas, bem como relacionar um gênero textual ao outro tanto na forma oral, quanto escrita. Vale frisar que é de suma relevância analisar como os estudantes estabelecem ligações entre o texto e o contexto local e global.
4ª Aula Publicada no Portal do Professor - Mec
A intertextualidade de Portinari à Gonzaga
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar a intertextualidade entre imagens;
- Estabelecer relações intertextuais entre textos verbais e não verbais;
- Analisar as informações implícitas e/ou explícitas entre os textos;
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para desenvolver as atividades é preciso que os estudantes percebam a relação entre o texto verbal e não verbal.
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula:
1ª Atividade: Para iniciar a atividade professor sugerimos que você estimule os estudantes questionando-os sobre: Profissão! Pergunte oralmente quais profissões eles conhecem? Qual profissão eles acham interessantes? Se já pensaram em que irão se profissionalizar? Pergunte ainda em qual área gostariam de atuar (saúde, educação, engenharia...)? E no município, qual profissão está saturada, ou ainda, qual área? Para qual cidade migram as pessoas do município quando não há vagas para trabalho? Na sua família já houve casos desse tipo (mudar de cidade ou estado para ir à busca de trabalho)?
2ª Atividade: Projete as imagens do texto I e texto II através do data show:
Texto I: Os Retirantes (Portinari)
Texto II: Retirantes (Portinari)
Fonte: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl.asp?notacao=2733&ind=1&NomeRS=rsObras&Modo=C
Após, a projeção o professor deverá entregue para cada estudante o questionário com as seguintes questões:
a) O que as obras retratam?
b) Em qual região do país essa situação ocorre? Por quê?
c) Qual a relação entre as obras e a vida de Portinari?
d) Quais as semelhanças entre as obras?
e) Quais as diferenças?
f) Em sua opinião qual obra foi criada primeiro? Justifique.
2ª Aula:
1ª Atividade:Professor você pode iniciar a aula falando sobre canções... Diga que através delas é retratada a cultura de um povo ou grupo de pessoas e, que elas são utilizadas como forma de expressão do “eu lírico”, mostrando os sentimentos dos seres humanos. Peça que ouçam a canção de Luiz Gonzaga: Asa Branca, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c.
2ª Atividade: Entregue a cada estudante uma cópia contendo a letra da música e a obra. Após peça aos alunos que descrevam por escrito:
a) Qual o tema do texto I e II?
b) Quais palavras revelam as marcas de autoria do compositor?
c) Quais trechos ou estrofes da canção estão ligados ao texto II?
d) Explique o processo de migração explícito no 7º verso?
e) No 6º verso o que representa a palavra “adeus” naquela situação exposta na música?
f) Quais as semelhanças entre as obras de Gonzaga e Portinari?
Texto I:Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Texto II: Retirantes (Portinari)
3ª Aula:
1ª Atividade: Nessa atividade peça aos estudantes que façam a relação entre a imagem e o cordel descrevendo oralmente:
a) Qual o assunto da obra e do cordel?
b) Qual estrofe sintetiza situação exposta na obra? Justifique.
Texto I: Criança Morta
Fonte: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl.asp?notacao=2735&ind=3&NomeRS=rsObras&Modo=C
Texto II: A Seca do Ceará (Leandro Gomes de Barros)
Seca as terras as folhas caem,
Morre o gado sai o povo,
O vento varre a campina,
Rebenta a seca de novo;
Cinco, seis mil emigrantes
Flagelados retirantes
Vagam mendigando o pão,
Acabam-se os animais
Ficando limpo os currais
Onde houve a criação.
(...)
Não se vê uma folha verde
Em todo aquele sertão
Não há um ente d’aqueles
Que mostre satisfação
Os touros que nas fazendas
Entravam em lutas tremendas,
Hoje nem vão mais o campo
É um sítio de amarguras
Nem mais nas noites escuras
Lampeja um só pirilampo.
(...)
Tudo ali surdo aos gemidos
Visa o aspectro da morte
Como a nauta em mar estranho
Sem direção e sem Norte
Procura a vida e não vê,
Apenas ouve gemer
O filho ultimando a vida
Vai com seu pranto o banhar
Vendo esposa soluçar
Uma adeus por despedida.
(...)
Vê-se uma mãe cadavérica
Que já não pode falar,
Estreitando o filho ao peito
Sem o poder consolar
Lança-lhe um olhar materno
Soluça implora ao Eterno
Invoca da Virgem o nome
Ela débil triste e louca
Apenas beija-lhe a boca
E ambos morrem de fome.
2ª Atividade: Professor sugerimos nessa atividade que você organize uma pesquisa no Laboratório de Informática, para que os estudantes explorem o site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, seguindo o roteiro abaixo (dependendo da disponibilidade de computadores, a atividade pode ser individual ou em duplas, ficará a critério do educador):
a) Selecione no menu: tipo de mídia: Texto;
b) Categoria: Literatura de Cordel;
c) Encontrar dois textos que tenham o mesmo diálogo, anotar os títulos e o assunto.
3ª Atividade: Organizar a sala em semicírculo e perguntar aos estudantes como foi a pesquisa, se tiveram facilidade ou não para realizar a atividade? Quais cordéis encontraram? O diálogo entre os textos está implícito ou explícito?
4ª e 5ª Aula:
1ª Atividade: Essa atividade pode ser desenvolvida em duplas. Peça aos estudantes descreverem por escrito a relação entre os três textos. Saliente que seja interligado um texto ao outro, através das analogias. Após, peça que as duplas apresentem oralmente a análise dos textos.
Texto I: Seca no Nordeste
Texto II: Fragmentos de Seca histórica gera guerra por água no sertão do Nordeste
Na beira das estradas que conduzem ao sertão, o verde não mais existe. Ao longo das BRs 232 e 110, em Pernambuco, carroças puxadas a jumentos magros tomam conta das margens em busca de água. Nos 100 quilômetros de extensão da PE 360, que liga os municípios sertanejos de Ibimirim e Floresta, há 28 pontilhões sob os quais os córregos corriam fortes. Hoje, estão todos secos. Até mesmo o leito do Riacho do Navio – que ganhou fama na voz do cantor Luiz Gonzaga — esturricou. Na última quinta-feira, bois magros tentavam em vão matar a sede e tudo que encontravam era uma poça de lama escura naquele conhecido afluente do rio Pajeú.
Texto III: Seca (Portinari)
2ª Atividade: Mantenha as mesmas duplas para realizarem a atividade no Laboratório de Informática. Estruture um roteiro para pesquisa orientada. Sugerimos o site: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/index.htm para iniciar as pesquisas. Organizem nesse roteiro os itens para pesquisa tais como:
a) Escolher uma obra de Portinari e outra de Luiz Gonzaga que retratem a mesma temática;
b) Utilize o Power point para organizar os trabalhos em slides;
c) Organize as obras para apresentação;
d) Para finalizar as atividades, analise as obras apontando as semelhanças entre elas;
6ª Aula:As atividades serão apresentadas pelas duplas da aula anterior, expondo as reflexões sobre as obras pesquisadas.
Recursos Complementares
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades o professor deve observar as habilidades dos estudantes em relacionar o texto verbal e não verbal e, texto não verbal e não verbal. E ainda, sistematizar o diálogo entre os textos através de informações implícitas e explícitas.
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